Nesta quarta-feira 27 de novembro o Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina CISAMOSC, realizou aprovação do orçamento para 2025 com os prefeitos, vice-prefeito e secretários dos municípios da região oeste. Estiveram presentes mais de 30 representantes dos executivos municipais. O orçamento apresenta perspectivas crescentes nos serviços médicos e nas compras operadas pelo CIS e foi aprovado por unanimidade.
A reunião foi realizada na sede do CIS e foram passadas informações importantes aos participantes. No próximo mês será lançado um novo edital para prestadores de serviços em saúde, mesmo os prestadores atuais serão credenciados nos novos termos para atender a legislação vigente e para que entre os consórcios da macrorregião de saúde os valores sejam trabalhados por tabelas regionais.
Outra informação importante repassada aos presentes é que a partir de janeiro o Estado de Santa Catarina fará parte do CIS como ente consorciado, isso altera a forma de repasse dos recursos públicos, que até então eram feitos por convênio, a partir de janeiro, com a retificação da lei na ALESC, o estado fará parte dos consórcios catarinenses, fazendo o repasse financeiro simplificado, direto aos consórcios. O prefeito de Jardinópolis Mauro Risso e presidente do CIS até o final do ano, explicou a participação do Estado foi amplamente debatida e será feita de forma muito coerente: “O consórcio nasceu da necessidade dos pequenos municípios, por isso o estado terá um voto como ente consorciado ajudando nas decisões com o mesmo peso dos municípios”
A próxima assembleia de prefeitos será realizada no início do próximo ano quando acontecerá a eleição da nova diretoria.