Serviços prestados pelo CIS crescem 13,9 % em 2024

CIS marca presença na 1ª Assembleia Geral Extraordinária da ACISSC 2025
18 de fevereiro de 2025
Casos da dengue tipo 3 podem chegar a SC
26 de fevereiro de 2025

As demandas no SUS só crescem e o CIS – Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina- vem sendo uma peça fundamental nas lacunas do sistema público de saúde. É através da união dos municípios por meio do consórcio, que foi possível aumentar em 13,9% o número de serviços em saúde mediados. O número real representa um total de mais de quase 870 mil serviços, entre exames, consultas, aparelhos e medicamentos, somente em 2024. De forma prática isso representa, mais agilidade no atendimento, menos filas no sistema público e mais saúde para a população dos 54 municípios da região.

Os números foram apresentados a manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro em assembleia com prefeitos, secretários de saúde e técnicos presentes na sede do CIS, dentro da Unochapecó, onde foi realizada a prestação de contas com relação ao ano de 2024.

O presidente do CIS, prefeito de Faxinal dos Guedes, Jader Danielli, que assumiu o cargo no início deste ano, se diz confiante com os resultados e afirma ver ainda muitas novas soluções para a gestão em saúde dos municípios: “tive a oportunidade de ser secretário de saúde em Chapecó e neste momento, a gestão de um município como Faxinal dos Guedes me faz perceber as necessidades e dinâmicas diferenciadas entre municípios grandes e pequenos, o trabalho do CIS é imprescindível para que a saúde funcione bem nos dois casos, mas nos pequenos municípios, é ainda mais necessária.” Destacou.

O número de atendimentos vem crescendo ano a ano, em 2021 por exemplo eram 473 mil serviços prestados, em 2022 foram 718mil, em 2023 736mil e agora em 2024 são 869 mil serviços prestados, este número representa mais que o dobro do crescimento de 2023 com alta de 6,2%.

Ainda na manhã desta quinta-feira foi realizada a prestação de contas ao conselho fiscal, que aprovou os relatórios financeiros do CIS. Todos os dados estão disponíveis para consulta pública no site: https://cisamosc.sc.gov.br/