Consórcios de saúde de toda SC se reúnem em Chapecó

Reunião dos Consórcios de Saúde discute padronização
8 de outubro de 2024
Presidente do CISAMOSC assina convênio junto ao governador do estado de SC
22 de outubro de 2024

A reunião contou com a presença virtual do Secretário de Saúde do Estado Diogo Demarchi

Chapecó, 15 de outubro de 2024 – Nestes dias 15 e 16 de outubro estiveram reunidos no
CISAMOS, em Chapecó, representantes dos 15 consórcios de saúde de Santa Catarina. O objetivo do encontro foi articular as necessidades comuns à todos os consórcios e realizar o planejamento para a próximo período, de acolhida dos novos prefeitos e secretários de saúde que iniciam a gestão em 2025.
No encontro representantes de todas as partes do estado estiveram presentes na sede do
Cisamosc, que fica dentro da UnoChapecó. No início do encontro o Secretário de Saúde do Estado Diogo Demarchi, abriu os trabalhos falando a importância do trabalho do consórcio junto ao SUS e as conquistas que já foram possíveis com a atuação dos consórcios, os repasses públicos de recurso e a caminhada que é feita em conjunto:”Temos uma boa expectativa diante do trabalho dos consórcios e estamos à disposição para debater temas que facilitem o trabalho do sistema de saúde” destacou. O presidente do CISAMOSC, prefeito de Jardinópolis, Mauro Francisco Risso também deu as boas vindas aos presentes de forma virtual, pois estava em compromisso em Brasília.
Ana Maria Jansen, dir. Executiva do ACISSC – Associação dos Consórcios Interfederativos de Saúde de Santa Catarina explica que a união dos consórcios é muito importante porque proporciona uma uniformidade dos processos, o que facilita o trabalho para todos, desde os maiores consórcios, como é o caso do CISAMOSC, que atende 54 municípios da região oeste do estado, até as associações em regiões menores: “A legislação é a mesma para todos e quando mais padronizados forem os processos, maior a eficiência da atuação dos consórcios nos quase 300 municípios do estado” ressaltou a diretora.
Os consórcios de saúde são uma associação pública que trabalha em parceria com o SUS para a prestação de servições em saúde e compra de medicamentos de forma coletiva, gerando economia aos cofres públicos e aumentando a eficiência do sistema público de saúde.