CIS realiza capacitação com Dra. Carla Albert sobre financiamento e gestão em saúde

Casos da dengue tipo 3 podem chegar a SC
26 de fevereiro de 2025
​Em busca de conhecimento e novos horizontes
27 de março de 2025

O Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina – CIS promoveu, nesta sexta-feira (14/03), uma capacitação voltada para gestores e profissionais da saúde dos municípios consorciados. O encontro teve como palestrante a Dra. Carla Albert, doutoranda em Saúde Coletiva, que abordou aspectos fundamentais sobre financiamento e interpretação de portarias no Sistema Único de Saúde.

Estiveram presentes representantes de diversos municípios e durante a capacitação, foram discutidos temas essenciais para a gestão eficiente dos recursos públicos em saúde, incluindo:

  • Legislação base do financiamento, Atenção Básica, Atenção Especializada, destacando os desafios e oportunidades na gestão dos serviços de média e alta complexidade;
  • Assistência Farmacêutica e possibilidades na aquisição e distribuição de medicamentos;
  • Vigilância em Saúde, abordando os mecanismos de financiamento e estratégias para fortalecer a prevenção e controle de doenças;
  • Repasses pontuais, incluindo as emendas individuais e de bancada, conforme previsto nas EC 105/2019 e EC 100/2019, e o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o uso desses recursos;
  • Recursos de investimento, destacando fontes e valores estabelecidos em portarias federais;
  • Habilitação de equipes e programas junto ao Ministério da Saúde, garantindo a efetiva prestação de serviços e ampliação da rede de atendimento.

A capacitação reforça o compromisso do CIS com a qualificação técnica dos gestores e profissionais de saúde, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e maior qualidade nos serviços prestados à população. “O objetivo é proporcionar mais segurança na aplicação dos recursos, garantindo que os municípios possam oferecer serviços de saúde com qualidade e dentro da legalidade”, destacou a Dra. Carla Albert.

O evento contou com a presença de secretários municipais de saúde, gestores públicos, contadores e tesoureiros municipais envolvidos na administração da saúde pública da região.