Estiveram reunidos em Pinhalzinho no dia 20 de julho os prefeitos municipais para tratar de vários assuntos referentes ao CIS-AMOSC. As atividades foram realizadas no auditório da Acip.
Durante a reunião foram debatidos assuntos referentes ao novo credenciamento do serviço de lesões de pele, apreciação do novo endereço do CIS-AMOSC para mudança do endereço no CNPJ junto a Receita Federal, o ingresso do Município de Presidente Castello Branco, o reajuste de 1,69% e do aumento de 0,037%, aumento de R$12,10 vale alimentação aos funcionários CIS-AMOSC. Também foi apresentado um resumo da situação financeira do Consorcio no semestre e da utilização dos serviços pelos municípios ate o momento. A relação dos Consórcios e Ministério Publico SC/ SISREG.
Foi assinado o Termo de Cooperação AMOSC – CISAMOSC visando à conjugação de esforços entre as partes para o melhor atendimento das demandas dos municípios bem como o compartilhamento de recursos, projetos e articulação de ações entre as instituições, mediante a redução de custos, otimização de esforços e potencialização dos resultados em favor do Sistema Municipalista. Eder falou sobre a visita ao Consorcio CONIMS – PATO BRANCO – PR – para conhecer a experiência deste consorcio e para que se faca a chamada de uma Audiência Publica com os candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina para assinatura de um Termo de compromisso para com os municípios no que se refere ao financiamento dos Consórcios Públicos de Saúde. Coloca também sobre a possibilidade de rever a questão da Policlínica Regional com espaço cedido pelo Estado e também sobre a visita ao Consorcio Intermunicipal de Fronteira – CIF para conhecer o Hospital e o Projeto de reforma e ampliação do hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para atender pacientes da área de abrangência do Consórcio – Criação de um Programa de revitalização Hospital de NOVA ERECHIM.
Esteve presente o Deputado Estadual Marcos Vieira que colocou o seu apreço pelos Consórcios Públicos de Saúde pelo muito que fazem pelas suas regiões de saúde e se comprometeu junto aos prefeitos de colocar novamente no orçamento de 2019 a rubrica destinada aos consórcios tendo em vista ele ser o relator do orçamento da Assembleia Legislativa.