CIS PROPORCIONA ECONOMIA DE MILHÕES AOS COFRES MUNICIPAIS

CIS OPORTUNIZA CAPACITAÇÃO SOBRE NEUROCIÊNCIA
1 de março de 2024
CREMER CISAMOSC: Uma necessidade para a Saúde Pública na Região
28 de junho de 2024

Somente em medicamentos a economia foi de mais de 26 milhões de reais em 2023

Chapecó, 07 de março de 24 – Nesta quinta-feira, o Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina – realizou a primeira assembleia do ano de 2024. Prefeitos e secretários de saúde dos municípios consorciados se reuniram na sede da entidade, para debater temas de interesse e aprovar o orçamento de 2023. 

O balanço do ano anterior foi aprovado e deixou a todos animados com os resultados em economia aos cofres municipais. O CIS agrega 54 municípios e ofertou mais de 763 mil atendimentos no ano passado, foram mais de 10 mil atendimentos entre consultas e exames somente no Centro de Especialidades Medicas Regional CREMER CISAMOSC. Segundo o presidente do Consórcio, Mauro Francisco Risso, prefeito de Jardinópolis, houve uma economia de 21% em recursos destinados a compra de medicamento: “o que nos deixa mais felizes, é que toda a economia apresentada foi calculada com base nos preços de 2022, quando a redução já era de 40% em relação ao ano anterior. Os benefícios são incontestáveis e além de economia, geramos saúde a toda a população do oeste” explicou. Risso destaca que houve aumento nos atendimentos prestados pelo CIS e ao mesmo tempo aumento na economia geradas aos cofres públicos.

Entre as compras compartilhadas, os testes rápidos de COVID-19, COVID/Influenza e da dengue foram compras realizadas de forma intensiva. Somente os teste de COVID- 19 foram adquiridos mais de 30 mil, o valor estimado para a aquisição era de aproximadamente 680 mil reais, mas pelo Consórcio, o valor de aquisição foi de 180 mil reais, representando uma economia de 277%.

Entre as metas do CIS para este ano, estão o fortalecimento da imagem institucional e a qualificação/manutenção do setor de RH, para que o atendimento em saúde seja ainda mais humanizado e eficiente para todos os municípios atingindo assim o objetivo final que é o atendimento do cidadão em cada um dos municípios através do Sistema Único de Saúde.

Um alerta contra a Dengue

Logo no início da reunião, representantes da Secretaria de Saúde do Estado de SC e Defesa Civil falaram sobre os riscos de uma epidemia de dengue na região. Atualmente são 10 mil casos confirmados da doença. A proposta dos agentes públicos é que haja uma mobilização regionalizada e conjunta entre os poderes para alertar a população da necessidade de cuidados redobrados neste momento. O alerta máximo é referente aos próximos 40 dias, quando a situação deverá se agravar. O receio é de que o sistema de saúde não consiga suportar a soma dos casos de dengue, os casos de COVID-19, que apresentam crescimento, e as viroses na mudança da estação. Luciano Peri da Defesa Civil, explica que alinhar ações conjuntas é necessário: “a Dengue está com dados alarmantes em relação ao ano passado e a questão envolve a todos, defesa civil, educação, saúde, infraestrutura, precisamos trabalhar em conjunto para evitar um colapso do sistema de saúde” destacou.  No próximo dia 13/03 será dia “D” de combate a dengue na regional de saúde de Xanxerê e todos devem se unir para esta ação.